Cola para desbaste é um dos equipamentos essenciais na hora de instalar, cobrir ou reparar partes decorativas e artísticas que são revestidas de minérios. Superfícies com este tipo de revestimento costumam trincar com o passar do tempo, por mais que sejam resistentes e de longa durabilidade.
Se uma pessoa está à procura de colas para mármore, granito e até de silicone, este texto irá ajudar a conhecer as principais colas da categoria. Abaixo pode ser conferido tudo sobre cola para desbaste, basta continuar a leitura.
Cola para granito
Tão forte quanto a pedra em si, a cola para granito é um material útil para reparar rachaduras em tipos variados de rochas, em particular o granito.
Sua consistência é semelhante à massa plástica, devido ter compostos de resina misturados ao mineral Calcita. Esta composição reforçada explica, então, a capacidade de alta aderência da cola.
Como usar cola para granito
Basicamente, a cola para granito é um dos utensílios mais usados em acabamentos de mármores, granito e outras, na hora de serem instaladas em residências e estabelecimentos urbanos.
Ela ainda pode ser usada por qualquer pessoa, não somente em serviços mais elaborados. Esta é, aliás, uma das vantagens desse tipo de cola para desbaste. O seu uso, no geral, serve para as seguintes situações:
- Reforçar a adesão de pedras no momento da instalação;
- Preencher ajuntamentos entre superfícies, como por exemplo aquele espaço que entre azulejos e pia ou entre parede e bancada;
- Quando a pedra trincar na borda ou lateral, faz-se a colagem das partes;
- Colar duas peças maiores, ou granito inteiro. Assim, após fazer a mistura com resina e endurecedor específico, é feita a união de ambas;
- Dar acabamento em locais esculpidos com a pedra;
- Vedar espaços rachados, como na pia de cozinha, para que não haja absorção de água no rejunte.
Este primeiro tipo de cola para desbaste é único no mercado, além de ser um equipamento específico para auxiliar trabalhos em rochas valiosas, é ainda um produto de fácil manuseio.
Cola para nanoglass
Também conhecida como Stick Gel, a cola para nanoglass é uma massa diferente das comuns. Ela tem seu formato em gel, o que faz seu contato com a superfície não ser agressivo.
Por isso, é indicada para uso em materiais com nanoglass, marmoglass ou supernano, além de algumas rochas tradicionais.
Se um material é feito em resina e pó de vidro com nanotecnologia que propicia que ele tenha a resistência próxima ao mármore e granito, mas ainda sim é suscetível a impactos diretos, podendo trincar. Para recuperar rachaduras e trincas é super indicado utilizar o stick gel, já que sua aderência é maior que outros produtos assim.
Ao contrário da massa plástica comum, o maior benefício desta cola para desbaste é sua resistência a raios Ultra Violeta (UV), pois é recorrente aparecerem manchas amareladas quando em vez do stick gel se usa outra não apropriada.
Como usar cola para nanoglass
Os itens feitos com a nanotecnologia, como o nanoglass, são belos e fazem parte da decoração de banheiros e móveis da cozinha, como a mesa.
Como já mencionado, estas peças podem sofrer danos mais rapidamente. Para que o trabalho de instalação e acabamento deste tipo seja o mais perfeito possível, utiliza-se a cola para nanoglass. Assim, ela pode ser usada para duas finalidades:
- Dar acabamento bonito, pois fica fino e quase imperceptível;
- Reparar pequenas rachaduras em peças com muitos detalhes.
Ou seja, é uma ótima opção para finalizar as partes que são coladas na superfície, o que dá o acabamento na mesma tonalidade do nanoglass, e também para suprir a manutenção diária em casa.
Sua maior vantagem é, afinal, a textura gelatinosa e que já vem pronta para uso. É ainda mais vantajoso quando se mistura com um endurecedor e um catalisador para secar e fortalecer a massa.
Cola para mármore
A peça decorativa mais valiosa é sem dúvidas o mármore, o qual é feito a partir de alta composição calcária – o que testa seu valor e teor natural. Para este tipo, também existe uma cola para desbaste especial para quando houver danificação.
Esta cola é a melhor indicação para a marmoraria, pois é encontrada em gel ou em massa plástica, o que facilita o trabalho final. Essa mesma eficiência é aplicada também no granito.
Como usar cola para mármore
Por ser também suscetível a danos com o tempo, o mármore precisa de reparos cuidadosos, ainda que de fácil acesso.
Tanto o mármore quanto o granito precisam ser limpos para receber a substância colante. Com isso feito, o próximo passo é misturar a cola com um catalisador (para melhor secagem) e, por fim, aplicar direto na parte da colagem, sem causar danos.
Cola de silicone para vedação
Também chamada de Silicone Acético, a cola de silicone para vedação é usada para vedar vidros e peças de marmoraria que não requerem colas exclusivas.
É tradicionalmente o material que profissionais aplicam em superfícies que têm contato constante com água. Para isso, a vedação é sua finalidade primordial.
Como usar cola de silicone
Na aplicação de rochas naturais, ficam expostas frestas entre uma superfície e outra, assim como em pias de cozinha. Ali é onde se coloca o rejunte e, para que não haja a passagem de água, utiliza-se a cola para desbaste de silicone para a vedação.
Não somente isso, mas a colagem é outra forma de uso. Seja para materiais diferentes e usados em casa mesmo.
Tanto a vedação como a colagem, são processos frequentes na instalação geral de artigos da construção civil ou residencial. Logo, a cola de silicone é aplicada para fixar e vedar:
- Pias;
- Vasos sanitários;
- Bancadas diversas;
- Peças de mármore, porcelanato e granito;
- Objetos com vidro ou vidro inteiro;
- Calhas e telhados;
- Materiais simples como plástico, borracha e ferro.
Não é sem razão que esta popular cola para desbaste é conhecida como o selante universal. Além disso, é de fácil manejo, uma vez que precisa somente de um aplicador padrão para encaixar a barra siliconada.
Outros locais de utilização
Na construção de prédios, fachadas, casas, cômodos e móveis é comum depararmos com outras rochas decorativas diferentes do mármore, granito, cola para porcelanato, nanoglass e etc.
Entre elas estão o porcelanato (encontrado em lugares com cerâmicas), o Nano Prime (variação do nanoglass com maior pureza), e materiais cristalizados com mais detalhes como o Quartzo e Quartzito.
Para estes casos, o uso de cola para desbaste também funciona quando se quer fazer ajustes e demais remendos.
Veja mais também: Como limpar rejunte, mármore e outras pedras corretamente?
A Abramax foi fundada em Fevereiro de 2019 por Alonço e Eduardo Silveira para solucionar a deficiência no acesso das marmorarias a insumos e ferramentas; apresentando economia e confiabilidade aos processos no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Abramax inova a comercialização de insumos para marmorarias em todo Brasil. Saiba mais clicando aqui