O disco de corte pode ser uma verdadeira mão na roda para os serviços em que há a necessidade de se fazer cortes em materiais de resistência elevada. Esse tipo de trabalho pode ser bastante complicado, principalmente se não se tem as ferramentas adequadas ou de qualidade para realizá-lo.
Há maneiras mais rústicas de se realizar cortes em determinados materiais, porém o uso de ferramentas específicas, podem ajudar tanto no aumento e escala da produção de trabalho, quanto na qualidade de acabamento dos serviços realizados.
Neste texto, trataremos mais a fundo sobre o disco de corte. É o tipo de leitura ideal para as pessoas que fazem uso de equipamentos como esmerilhadeira, serra de mármore e/ou com a serra circular.
Aqui veremos o modo correto de usar tal instrumento para cortar madeira, granito, mármore, porcelanato e algumas dicas para prolongar a sua vida útil.
Como usar o disco de corte para madeira
As dicas para o uso do disco de corte específico para madeira, é bastante semelhante do manuseio dos outros tipos de discos.
A primeira preocupação para usar ferramentas como esmerilhadeira, serra de mármore e/ou com a serra circular, é estar com os EPI’s (equipamentos de proteção individual) adequados para realizar o serviço de forma segura.
Existem diversos tipos de EPI’s que podem e devem ser usados pelo operador dessas ferramentas de cortes, o que evitará ou reduzirá os danos em caso de acidentes. São exemplos desses materiais de proteção:
● Óculos;
● Máscara;
● Luvas;
● Proteção respiratória;
● Proteção facial;
● Abafador de ruídos;
● Botas;
● Avental.
Vale lembrar também que esse tipo de ferramenta não deve ser deixado ao alcance de crianças, assim como deve ser evitada o uso perto desses pequenos.
O operador deste instrumento ainda deve estar atento ao próprio fio que o liga na rede elétrica, para evitar o seu corte ou tropeçar no momento do manuseio.
Use o disco de corte apenas para cortar madeira
Parece um pouco óbvio, mas se faz de grande importância lembrar que o disco de corte para madeira de ser utilizado apenas para cortar madeira.
Isso se explica pelo simples fato de utilizar esse instrumento para cortar outro tipo de material, iria agredir bastante o disco, o que causa o desgaste excessivo.
Outra coisa que devemos estar atentos, é ao tipo de maneira e ao seu estado, pois a depender de cada madeira, poderá ser utilizada para uma finalidade diferente, além de conhecer o material de trabalho, é importante para a conservação do disco e também irá ajudar a evitar acidentes de proporções variadas. São exemplos de madeiras:
● Massaranduba;
● Jatobá;
● Maciça;
● Garapeira;
● MDF;
● Compensados etc.
Caso o disco de corte específico para madeira fosse utilizado para o corte de um metal, por exemplo, a depender da sua espessura e dureza, provavelmente ele seria cortado. No entanto, a vida útil desse disco estaria.
Outros cuidados
Além de todas essas observações mencionadas acima, algumas outras coisas também devem ser levadas em consideração na hora de fazer o corte na madeira.
A madeira na hora do corte não deve estar molhada, também deve ser observado se na madeira usada para o corte não contém materiais estranhos como pregos e/ou concretos.
Cuidados simples ajudam a prolongar cada vez mais a vida útil da ferramenta, bem como irá prevenir diversos acidentes.
Como usar o disco de corte para granito
Se o assunto é como usar o disco de corte para granito, os cuidados que devem ser adotados para a realização do serviço com maior qualidade e segurança, não é muito diferente do tópico anterior, que tratou das madeiras.
O uso de equipamentos de proteção individual é completamente indispensável no uso de qualquer tipo de disco, assim como deve ser mantido longe do alcance de crianças, e evitado de usar próximos a elas.
Disco de corte liso
Esse tipo de disco é utilizado para trabalhos que exigem cortes com um acabamento mais preciso ou, como o próprio nome já sinaliza, um corte liso.
Esse disco é indicado para cortar muitas coisas, dentre essa variedade, podemos citar algumas bem próxima da nossa realidade, como por exemplo:
● O granito;
● Mármore;
● Azulejos;
● Porcelanatos.
Como já mencionamos, outros materiais que necessitem de uma finalização com um melhor acabamento também podem fazer uso desse disco de corte.
Disco de corte segmentado
O disco de corte segmentado é usado em situações em que o acabamento não é tão importante.
O objetivo é única e exclusivamente produzir o corte do material, sem que haja a preocupação com a lisura desse corte.
O corte que utiliza esse tipo de disso é um corte mais robusto e é utilizado em materiais mais brutos como:
● Concreto;
● Reboco;
● Tijolos.
Aqui voltamos a destacar que o disco de corte deve ser utilizado de acordo com a finalidade indicada pela empresa fabricante.
Pela velocidade e por ter o fim de cortar, é provável que se consiga cortar outros tipos de materiais diversos ao indicado pela fabricante, no entanto, isso claramente gerará um dano na ferramenta, o que irá comprometer a sua durabilidade.
O desgaste da ferramenta por ser utilizada para cortar outro tipo de material diferente da sua finalidade. Além de provocar sua inutilidade precoce, pode comprometer, e muito, a precisão desse e outros serviços. Por isso, é sempre indicado o uso de material de qualidade, para o fim correto.
Resfriamento do disco de corte para granito
No caso de materiais utilizados para o corte de granito, mesmo que seja indicado fazer o corte a seco, é de grande importância adotar métodos de resfriamento desse disco, e o motivo para isso é bastante simples.
Principalmente no caso do disco liso, quando está em contato direto a materiais de dureza considerável, como em granito e em mármore (que será visto logo em seguida), gera muito calor e consequentemente o superaquecimento do disco.
Esse alto aquecimento gerado ao disco de corte, vai lhe causar danos e acarretará na diminuição de sua vida útil mais rapidamente. Para evitar que isso aconteça de forma prematura, é indicado a refrigeração deste disco com água, de modo a evitar que seja atingido altas temperaturas.
Além disso, a água age não só no resfriamento do disco, mas também na prevenção da geração da poeira na hora do corte, o que é de grande utilidade para manter a organização do ambiente e evitar doenças respiratórias.
Disco de corte para mármore como usar devidamente
Quem está atento a leitura já identificou que o modo de uso entre o disco de corte para granito e mármore é ainda mais semelhante do que o caso da madeira. No entanto, independente da finalidade, os cuidados e uso são basicamente o mesmo.
A maior semelhança se dá pelo fato de tanto o mármore quanto o granito serem de durezas impressionantes, por isso esses utilizam discos lisos que são diamantados.
Do que se trata o disco diamantado, será detalhado mais à frente. Aqui destacamos que tanto para um, quanto para outro, as recomendações de segurança são as mesmas, o que inclui o uso adequado dos equipamentos de proteção, a distância segura de crianças e também o resfriamento do disco de corte, para prolongar a sua vida útil.
Posição certa do disco de corte e do material
Tanto para o disco de corte para mármore, quanto para os outros tipos de discos, é necessário ter atenção na posição correta para colocá-lo na esmerilhadeira, serra de mármore e/ou com a serra circular.
Geralmente, no próprio disco vem a sinalização da posição correta através de setas, que indicam o lado exato que devem girar.
A posição do material é muito importante também para realizar o corte. Deverá haver espaço suficiente para a ferramenta fazer o movimento de 90º para evitar que o corte aconteça de maneira desalinhada, o que acarreta falhas graves no acabamento e pode colocar todo o serviço a perder.
Disco de corte para porcelanato como usar
Como tratamos em oportunidade anterior, há disco de corte indicado para fazer esse tipo de serviço em porcelanato. É também indicado para este, os discos diamantados para porecelanato, que possuem uma maior durabilidade e será tema principal do próximo tópico.
Para o corte do porcelanato também é utilizado o disco liso, pois esse tipo de material exige uma maior precisão e lisura no corte, assim como um acabamento perfeito para o serviço sair perfeitamente como foi planejado.
As recomendações de segurança são as mesmas. Os EPI’s devem sempre ser usados da forma adequada, pois evitam e diminuem os estragos e um acidente. E o resfriamento do disco também é indicado para esse tipo de disco.
Disco de corte diamantado onde usar e como usar
O disco de corte diamantado é um instrumento esse muito utilizado na construção civil e em marmorarias. Ele facilita o corte e dá o acabamento necessário diversos tipos de materiais.
O disco de corte diamantado recebe esse nome por ter a sua zona de corte revestida com diamante, o que aumenta e muito a sua resistência, e é o tipo de disco ideal para realizar cortes de materiais de grande resistência a corte.
Dentre tantos variados tipos de materiais, citamos em destaque os que já foram tratados aqui neste texto, que foram o granito, o mármore e o porcelanato. Mas além desses já citados, podemos elencar outros, como por exemplo:
● Metais;
● Pedras;
● Asfalto;
● Cerâmica;
● Concreto;
● Telha e muitos outros tipos de materiais.
Destacamos novamente que o uso dos equipamentos de proteção é indispensável no manuseio de equipamentos que utilizem disco de corte.
Corte seco e úmido
O disco de corte diamantado pode ser para corte seco ou para corte úmido. Assim como é contraindicado utilizar discos de corte para serviços diferentes da sua finalidade, o ideal é não usar os tipos seco e úmido fora dessas indicações.
Utilizar um disco úmido para parte seco, pode lhe dar o resultado desejado em um primeiro momento, mas isso causará danos na peça, e isso irá diminuir drasticamente a sua vida útil.
Não diferente dos outros tipos de disco, aqui também é muito recomendado o seu resfriamento. Isso irá ajudar a prolongar o seu período de utilidade consideravelmente.
Discos danificados
É muito importante que além de se equipar com os EPI’s adequados, observar o estado de conservação do disco de corte. Se ele apresenta alto desgaste e/ou rachaduras, o ideal é o seu descarte.
O uso desse produto nesse estado pode causar acidentes das mais variadas proporções.
Como os discos giram em altíssima velocidade, com o impacto com o objeto cortado, por ocasionar a sua quebra e seu arremesso, por isso é importante seguir as recomendações do fabricante e substituir os produtos em condições duvidosas.
Onde comprar
Se você precisa adquirir disco de corte e outras ferramentas em geral, a Abramax pode ser a solução para o que você tanto procura.
A Abramax é uma empresa referência no mercado e por isso, dispões dos melhores produtos e dos melhores preços dentre os seus concorrentes.
A empresa se torna ainda mais atrativa pelo fato de possibilitar a aquisição desses produtos por meio da loja online, com segurança e no conforto de sua casa.
A Abramax foi fundada em Fevereiro de 2019 por Alonço e Eduardo Silveira para solucionar a deficiência no acesso das marmorarias a insumos e ferramentas; apresentando economia e confiabilidade aos processos no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Abramax inova a comercialização de insumos para marmorarias em todo Brasil. Saiba mais clicando aqui