O disco de desbaste é uma ferramentas fundamental em tudo o que diz respeito ao acabamento de materiais usados em obras. É capaz de eliminar rebarbas e irregularidades em superfícies e tem a função de dar a qualidade de perfeição a esses materiais.
Quando se trata de uma ferramenta que permite uma aparência profissional a todos os elementos de uma obra, reforma ou elementos de decoração, os discos de desbaste devem ser procurados. Mas, de fato, alguns profissionais ainda não conhecem a peça.
Veja a seguir em detalhes o que é um disco de desbaste, suas aplicações e seus diversos tipos. Além de conferir como usar com segurança e onde comprar os seus discos de desbaste.
O que é Disco de Desbaste?
Os discos de desbaste são ferramentas de características abrasivas, assim como os discos diamantados. São utilizados, majoritariamente, no setor industrial, em empresas que trabalham com fundição, construção civil e metalurgia. Também são usados em oficinas e ramos profissionais afins.
De formato redondo, os discos de desbaste são acoplados às esmerilhadeiras pneumáticas, elétricas ou as que funcionam por bateria.
São constituídos por quatro elementos principais, que são os grãos abrasivos, que realizam o desbaste em si. Já a tela de fibra de vidro confere resistência contra os impactos que os discos de desbaste sofrem durante o uso. Por fim, a resina, ou liga, é responsável por unir todos os grãos abrasivos para que o disco demonstre eficiência máxima.
Para que servem?
Os discos de desbaste possuem a função de, como o nome ensina, “desbastar” as superfícies, ou seja, torná-las mais lisas e com acabamento profissional. Eles servem para remover rapidamente, e quase sem imperfeição, a parte de uma peça, como por exemplo um artigo de metal.
No caso da solda, os discos de desbaste podem ser utilizados até mesmo antes do procedimento, para manter a superfície limpa. Também podem ter aplicações no aperfeiçoamento de superfícies em granito.
Como são fabricados?
A fabricação dos discos de desbaste é feita a partir de um processo de aglutinação dos elementos abrasivos, isto é, os grãos, pela resina. Os grãos acumulados com o poder da resina são transpostos por telas de fibra de vidro. O posicionamento é ambos é alternado, assim o material do disco é reforçado.
Esse reforço das camadas é de suma importância, pois torna o disco apropriado para as máquinas, que são as lixadeiras e esmerilhadeiras.
Tipos de Disco de Desbaste
Embora a finalidade dos discos de desbaste seja, basicamente, a mesma, a indústria precisou criar vários tipos, pois são diversos os materiais a serem cortados, polidos, soldados e lixados. Veja abaixo os diferentes tipos.
Disco de Corte e Desbaste
A principal característica desse disco de desbaste é a sua capacidade de fazer duas tarefas. Ao invés de precisar trocar de disco, é possível realizar tanto o corte quanto o desbaste com a mesma ferramenta. Isso dá maior praticidade a qualquer profissional.
Pode fazer cortes, desbastes e acabamentos aperfeiçoados em materiais como aço, tubos e perfis.
Disco de Desbaste para Inox
Esses discos de desbaste levam grãos de óxido de alumínio em seu processo de fabricação. São ideias para trabalhos em peças-obra de inox. Vale ressaltar que esse tipo de disco merece atenção ao ser usado na indústria alimentícia e farmacêutica, pois o índice de contaminação é baixíssimo.
São muito usados em processos de fundição, caldeiraria e indústrias de matérias-primas pesadas em geral.
Disco de Desbaste para Ferro Fundido e Alumínio
Esses discos de desbaste possuem uma base de grãos de óxido de alumínio e carbureto de silício. São capazes de produzir desbaste de altíssima qualidade em ferro, latão, bronze e cobre. Além disso, esse modelo traz uma ferramenta caracterizada pela sua longa duração.
Disco de Desbaste para Aço
Os discos de desbaste para aço marcam presença nos ramos da serralheria, metalurgia, fundição, construção e outros, pois é feito de grãos de óxido de alumínio aglutinados por resina.
São muito utilizados para aperfeiçoar as bordas de chapas e perfis, além de desbaste de materiais ferrosos, inclusive o ferro fundido.
Disco de Desbaste Refratário
Discos de desbaste desse tipo possuem grãos de carbureto de silício e telas de vidro em sua matriz. São conhecidos por ser práticos no trabalho de materiais menos “pesados”, como cerâmicas, granitos, mármores e refratários em geral. Seu uso comum é na construção civil, serralheria, indústrias, etc.
Disco de Desbaste Zirconado
Os discos de desbaste zirconado são formados a partir da junção de grãos de zircônia, que é um mineral extremamente resistente. Devido a esse material, o disco consegue produzir rebarbação de melhor qualidade, em materiais como ferro fundido, latão, bronze e cobre.
Mais uma vez, também encontra uso em fundições e empresas de materiais pesados em geral.
Disco de desbaste para materiais não ferrosos
Esses discos de desbaste são apontados para utilização industrial, no trabalho de fundição de ferro cinzento e branco, metais não-ferrosos e refratários. Embora o nome “não ferroso” possa indicar materiais que não sejam metálicos, não é o caso. São apenas peças de metal que não possuem ferro em sua composição as destinadas ao disco.
Como colocar o Disco de Desbaste na serra?
A montagem dos discos de desbaste na serra deve ser realizada através das flanges, que devem ser providenciadas pelo próprio fabricante. Mantenha-as sempre limpas para um melhor encaixe do disco.
É importante observar o sentido em que o disco deve ser colocado, indicado na própria face do disco. Além disso, é importante ajustar demais o disco, pois isso pode danificar sua estrutura e diminuir a performance.
Como usar?
Para utilizar os seus discos de desbaste de modo a obter o seu máximo, certifique-se de que estão inclinados em grau de 30 a 45 graus em relação à superfície trabalhada. Além disso, vale a prudência de encaixar o disco conforme as instruções.
Não use discos desgastados demais, pois isso provoca esforço perigoso e um desempenho indesejado. Não permita que ela se mova durante o desbaste.
Dicas de segurança
Verifique, em primeiro lugar, o estado tanto do disco quanto da máquina, seja esmerilhadeira ou lixadeira. Veja se ambas possuem data de validade, lote, certificação e aplicação conforme determinam as regras.
Jamais faça usos de discos alterados, por exemplo, com aumento no furo. O armazenamento em locais adequados, longe de umidade e calor, permite que o disco mantenha-se preservado e, logo, seguro para ser usado.
Cuidados no manuseio
Durante o manuseio, é importante que o profissional não esteja no mesmo sentido do corte e do desbaste do disco. Também é importante manter o disco em rotação por um minuto antes de iniciar o trabalho, propriamente dito.
Onde comprar?
Agora que você conheceu a utilidade dos discos de desbaste e todos os seus tipos, é preciso buscar uma loja de confiança onde achar as melhores marcas. Na Abramax você encontra todos os insumos para obras e trabalhos de natureza pesada, em um site de compra segura, boas condições de pagamento e entregas para todo o Brasil.
A Abramax foi fundada em Fevereiro de 2019 por Alonço e Eduardo Silveira para solucionar a deficiência no acesso das marmorarias a insumos e ferramentas; apresentando economia e confiabilidade aos processos no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Abramax inova a comercialização de insumos para marmorarias em todo Brasil. Saiba mais clicando aqui