Entenda em detalhes o que é um disco diamantado e sua serventia. Toda boa obra pede bons profissionais, e todo bom profissional usa ferramentas da mais alta qualidade, de modo a entregar o melhor trabalho possível. Isso inclui os cortes feitos em diversos materiais, como madeira, cerâmica, vidro, azulejos, porcelanatos e outros que podem ser usados em uma construção ou reforma.
É preciso lançar a mão de máquinas velozes, para se obter cortes precisos em materiais tão duros. Por isso o disco diamantado é tão importante e possui tantas aplicações. Sem falar na extensa variedade de usos corresponde aos diversos tipos de disco. Além dos materiais menos brutos, como vidro ou cerâmica, também podem ser usados em superfícies de concreto, asfalto, e as extremamente duras, como granito e mármore.
O que é um Disco Diamantado?
Disco diamantado é o nome de uma peça que, apesar de ser conhecida pela função de corte, é considerada pelos profissionais do ramo como um abrasivo. Recebe essa distinção, pois sua estrutura é constituída por grãos de diamante sintéticos em uma liga metálica, a “banda”. Essa “banda” se desgasta cada vez que o disco é utilizado.
Para que serve?
Tem a função abrasiva, caracterizada pelo desgaste do diamante na borda do disco que o torna um abrasivo, que por sua vez atua para um corte preciso de materiais resistentes.
Ele pode ser usado para realizar cortes perfeitos em materiais a seco ou úmido. No primeiro caso, o disco usa a aceleração giratória para produzir uma ventilação, cujo fim é diminuir a poeira. Já no segundo caso, o disco usa a água com o mesmo objetivo, além de resfriar a banda de corte.
A seco ou com água se referem ao modo de uso, não ao disco em si. Portanto, o mesmo disco pode ser usado para corte a seco ou úmido.
Tipos de Disco Diamantado
Ao escolher um disco diamantado, é importante prestar atenção em sua espécie. Cada um serve para uma finalidade específica. Além disso, é necessário saber o tipo de corte pretendido, seu acabamento, em qual velocidade será feito. Tudo isso conta na escolha.
Disco diamantado contínuo
O disco diamantado contínuo é usado para cortar mármore, granito, porcelanato, entre outros materiais. Leva esse nome pela banda de corte, que aprimora a função ao entregar uma superfície de corte total, plano, sem lascas. É muito utilizado em cortes de alta precisão e de acabamento primoroso.
Disco diamantado turbo
Também conhecido como disco de corte para makita e disco de corte de bancadas. Esse disco diamantado é muito utilizado com cortes de meia esquadria em mármore, de acordo com a maioria dos marmoristas.
Já que possui 15 mm excedentes em seu tamanho, esse disco diamantado consegue atravessar uma chapa até quando ela está na vertical. Seus dentes maiores permitem que o disco corte chapas mais grossas tanto de mármore quanto de granito.
Disco diamantado segmentado
Esse tipo de disco é utilizado para cortes que não requerem tanta precisão, em materiais como refratários, tijolo, reboco, concreto e basalto. O atrito dos discos nessa categoria de corte é menor. Esse disco apresenta cisões em sua superfície.
O corte desse tipo de disco é menos abrasivo, justamente porque o contato entre o disco e a superfície cortada é reduzido. Isso assegura a ventilação durante o corte e protege contra o superaquecimento. É altamente recomendável ao lidar com peças muito resistentes.
Discos Diamantados Segmentados para Concreto
Além de ser trabalhado em cortes de concreto, serve para cortar refratários duros, alvenaria e concreto curado.
Discos Diamantados Segmentados para Asfalto
Esse disco segmentado é utilizado em asfalto, como o nome sugere, mas também sobre concreto e materiais refratários abrasivos.
Discos Diamantados Segmentados para Granito e Mármore
Os profissionais, especialmente marmoristas, usam esse disco segmentado para cortar mármores, granito e pedras naturais.
Discos Diamantados Segmentados Multiuso
A aplicabilidade desse tipo de disco é bem variada. Pode ser usado em materiais como mármore, granito, piso, nanoglass, porcelanato, quartzo e outros materiais. As categorias de objetos que pedem o acabamento feito por isso disco são bancadas, tampos de pias, mesas, balcões e outros.
O disco diamantado segmentado multiuso é muito apreciado na construção civil, pois combina com diversos tipos de materiais e pode realizar diferentes cortes. Tudo isso com apenas um disco.
Material do Disco
O diamante sintético é o elemento mais conhecido do disco diamantado, mas a liga metálica também se constitui de carborundum e carbeto de silício. A liga de metal é feita a partir do derretimento desses elementos, junto com serragem, coque e silício. A ideia é replicar a rigidez de um diamante natural, apenas de forma sintética.
A quantidade de grãos de diamante presente na banda determina a durabilidade, abrasividade e velocidade do disco. Basicamente, quanto mais duro é o disco diamantado, menor será a precisão do corte e abrasividade. Em contrapartida, os discos mais duros são mais duráveis.
Já os discos menos duros, possuem menos diamante na composição do segmento, o que torna sua ação mais rápida e abrasiva. Por outro lado, esses discos desgastam facilmente.
Como colocar o disco na serra?
O disco diamantado deve ser acoplado à serra pela flange do equipamento. Além disso, o sentido em que deve ser posicionado já vem indicado na própria face do disco.
Como usar?
O disco diamantado pode ser utilizado em cortes a seco ou superfícies úmidas. Alguns especialistas indicam que o uso úmido é melhor para a durabilidade do disco. O período de “vida” do disco também se relaciona com o tipo, velocidade e profundidade de um corte.
Dicas de segurança
É de suma importância manusear tanto a serra quanto o disco conforme as regras de segurança, tais quais não aproximar a serra do corpo. Também vale utilizar os discos em uma posição de 90º para a superfície pretendida.
Fixar o material a ser cortado antes de ligar a serra é um passo óbvio, que deve ser obedecido sempre. Por fim, é importante que o profissional nunca se posicione com a serra virada para si. Deve ser sempre no sentido oposto ao de seu corpo.
Cuidados no manuseio
Alguns cuidados devem ser respeitados, já que é uma ferramenta de corte altamente precisa. Os discos podem se perder se a máquina for transportada com eles acoplados. Também é importante verificar o sentido em que o disco foi instalado.
Não permita que o disco faça trepidações. É prudente ligar a máquina e deixar o disco diamantado a rodar “sozinho” por, pelo menos, um minuto antes de iniciar os cortes propriamente ditos.
Ao realizar cortes profundos, faça isso por etapas. Por exemplo, se um corte tiver 15 cm, corte 5 cm de cada vez, até finalizar. Isso evita que o disco desgaste mais do que o necessário.
Onde comprar?
Agora que você viu a utilidade dos discos diamantados e como usá-los, só resta buscar o seu em uma loja onde é possível encontrar as melhores marcas, variedade e preço. A Abramax existe para trazer maior possibilidade na compra de insumos para obras. Tudo feito por vendas online, totalmente seguras, e entregas rápidas para todo o Brasil.
A Abramax foi fundada em Fevereiro de 2019 por Alonço e Eduardo Silveira para solucionar a deficiência no acesso das marmorarias a insumos e ferramentas; apresentando economia e confiabilidade aos processos no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Abramax inova a comercialização de insumos para marmorarias em todo Brasil. Saiba mais clicando aqui