Um Rebolo Reto é uma peça poderosa, capaz de fazer acabamentos em diversos materiais usados na construção civil. Porém, essa ferramenta nunca funciona sozinha, pois seu potencial só é liberado quando o rebolo é acoplado a um esmeril.
Algumas superfícies como, por exemplo, uma bancada de mármore, não podem ser meramente cortadas para que adquiram serventia. É preciso recorrer ao rebolo reto para que a peça ganhe o acabamento ideal, com toque profissionalizado, e perfeita para o uso seguro.
Um rebolo também necessita de manutenção constante, e para isso é preciso fazer uso de um bastão dressador de tempos em tempos, de modo a mantê-lo tanto higienizado quanto afiado. A qualidade de um bastão deve ser tão boa quanto a rebolo reto.
Veja abaixo o que é um rebolo reto e qual a diferença entre este e um cônico. Veja também quais são as utilidades dessa ferramenta e do bastão dressador. Por fim, veja mais detalhes de como utilizar essas peças de forma segura.
O que é um Rebolo Reto?
Um rebolo reto é uma peça abrasiva, isto é, que se desgasta pela intensidade de sua aplicação. Em formato de disco, é encaixado no esmeril elétrico, onde essa ferramenta faz o rebolo girar em alta velocidade.
A aceleração giratória, somada ao material do rebolo, que é o óxido de alumínio, permite que essa ferramenta realize acabamentos perfeitos em diferentes superfícies, como mármore, granito, cerâmica, porcelanato, ardósias e matérias mais rochosas.
Diferença entre Rebolo reto e Rebolo cônico
A característica que melhor define a diferença de um rebolo reto para um cônico é o tipo de acabamento que cada um confere a um dado material. O rebolo cônico pode dar formato arredondado a mármores, cerâmica, granito, entre outros. Já o reto desbasta com muita precisão as superfícies que devem ficar retas.
Para que serve?
O seu elemento abrasivo faz com que o rebolo reto corrija as imperfeições que decorrem dos cortes em itens feitos em pedra, como mármore e granito, e também feitos cerâmica, ardósia e materiais rochosos.
Seu uso é de vital importância em todas as empresas de marmoraria, em geral, pois é ele que provê o visual acabado de um produto, para ser usado tanto em construção civil quanto em decoração de ambientes.
Como são fabricados?
Por ser uma ferramenta abrasiva, o rebolo reto é constituído de grãos abrasivos. Esses grãos, que existem para que as lascas sejam formados ao longo do desbaste, podem ser feitos de óxido de alumínio, carbeto de silício ou diamante sintético. Os grãos abrasivos atuam em conjunto a partir de ligas e poros sobre toda a superfície do rebolo reto.
O que é bastão dressador?
O bastão dressador também é um abrasivo, mas sua utilidade está intimamente conectada a do rebolo reto. Construída a partir do carbeto de silício, essa ferramenta serve para realizar a limpeza de um rebolo. Também é usada para recuperar a superfície muito usada de um rebolo.
Materiais de um Rebolo Reto
O rebolo reto é composto de carbeto de silício e diamantes, que ao serem aglutinados ao longo de toda a superfície da peça, são os elementos-chave de sua função abrasiva. É impossível produzir o acabamento perfeito de cortes em materiais tão resistentes quanto o mármore e o granito, por exemplo.
Como alinhar e balancear o Rebolo reto com bastão dressador?
É preciso usar um parafuso com diamante na ponta e uma barra chata para garantir o equilíbrio do rebolo e do bastão durante a dressagem. Esse apoio é essencial para que o bastão fique em linha reta, perpendicular ao rebolo, para dressar toda a sua superfície de maneira uniforme.
Para trabalhar com rebolo reto é preciso ter em mente de que seu material abrasivo apresentará desgaste, onde será preciso recuperá-lo. É para isso que serve o bastão dressador.
A dressagem perfeita faz com que o poder de corte do rebolo volte como se estivesse novo. Primeiro de tudo, só deve ser realizado em caso de necessidade. Só é possível delimitar a frequência conforme o tipo de material desbastado pelo rebolo. Por exemplo, uma bancada de mármore exige do rebolo um desgaste diferente de uma piso de porcelanato.
Como colocar o Disco de Desbaste na serra ou na esmerilhadeira?
A peça deve ser escolhida de acordo com a potência da serra ou da esmerilhadeira. O peso e o tamanho também devem ser considerados. Por isso há vários tipos e tamanhos de rebolos. Preste atenção no sentido do disco, que deve obedecer ao lado estampado da face do rebolo e ser encaixado de forma reta na esmerilhadeira.
Como usar?
O uso do rebolo deve, primeiramente, obedecer a todas as normas de segurança. Encaixe-o na esmerilhadeira e posicione a peça a ser desbastada em uma superfície. Peças maiores devem ficar presas para que não saiam do lugar.
Encoste o rebolo contra a superfície a ser desgastada e permita que a ferramenta deixe a região do corte, que pode apresentar lascas e rebarbas, totalmente lisa. O trabalho pode ser realizado a seco ou refrigerado com água.
Dicas de segurança
A primeira atitude a ser tomada é a verificação do rebolo reto. Confira se a embalagem contém todas as especificações e se obedece à validade. Em seguida, observe o estado da peça, se está lisa ou desgastada. No segundo caso, não use.
O rebolo reto deve ser guardado em locais sem umidade, onde não haja muito calor, sobre uma prateleira. Se possível, armazene-o em sua própria embalagem. No momento em que for usar o rebolo reto, certifique-se de usar todo o equipamento de segurança necessário como avental, luvas, óculos de proteção, capacete e abafador.
Cuidados no manuseio
Por ser uma ferramenta de desbaste, isto é, abrasiva e com finalidade de dar acabamento aos cortes (feitos pelos discos de corte), o rebolo deve ficar em posição inclinada diante da superfície de contato. Permita que a esmerilhadeira fique em um ângulo de 30 a 45 graus.
Nunca recorra a rebolos usados. Neste caso, é preciso usar o bastão dressador para que o rebolo recupere seu poder de afiação. Jamais utilize um rebolo reto com rachaduras ou alguma quebra. Isso interfere no resultado do trabalho e na sua segurança. Ao fazer o trabalho, mantenha a peça a ser desbastada fixada, para não perder o controle do rebolo nem da superfície trabalhada.
Onde comprar?
Agora que você viu o quanto a qualidade importa para que o rebolo reto realize acabamentos perfeitos nas suas peças de mármore, granito, porcelanato, entre tantas, é preciso comprar a melhor ferramenta possível.
Na Abramax você encontra rebolo reto de todos os tamanhos, tipos, materiais de composição. Tudo com as melhores e mais reconhecidas marcas dos profissionais da construção. Através de um site seguro e com entregas para todo o Brasil, você poderá escolher o rebolo reto que mais se adéqua a sua esmerilhadeira e dar acabamento perfeito às peças.
Meta-descrição: Saiba o que é rebolo reto e como essa ferramenta abrasiva de desbaste pode ser usada para dar acabamento perfeito aos materiais de construção.
A Abramax foi fundada em Fevereiro de 2019 por Alonço e Eduardo Silveira para solucionar a deficiência no acesso das marmorarias a insumos e ferramentas; apresentando economia e confiabilidade aos processos no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Abramax inova a comercialização de insumos para marmorarias em todo Brasil. Saiba mais clicando aqui